quarta-feira, 29 de julho de 2020

A CONTÍNUA BUSCA DO SÍMBOLO








Pietro Maria Bardi, diretor do Museu de Arte de São Paulo, em 1987 em uma carta que escreveu para Fenando Lúcio, disse: que ele era um pintor figurativo. Que às vezes ele ficava perplexo com as tendências do abstracionismo sendo tão valorizadas. Mas falava que a sua paisagem é era de muito valor e que ficasse tranquilo, porque deveria chegar o dia em que a pintura iria retornar aos trilhos.

Lissette Matalón artista plástica e crítica de arte cubana que já vive ha três décadas na Espanha, em 2000 fala que na obra de Fernando Lúcio existe uma metáfora poética, o uso dos símbolos revelando o mundo dos sonhos e a profundidade da psique, são os signos e suas associações com o lado oculto do comportamento humano que realçam os  dogmas  e que condicionam a sociedade contemporânea. Induz a uma reflexão sobre o sentimento humano.
                                                                                       

Nas palavras de Jesus Carlos Cardenete, artista e crítico de arte de Granada, Espanha, em 2001, ressalta que a obra de Fernando lúcio se desenvolve dentro de um expressionismo intermediário,  e um figurativo  expressionista e símbolico; uma síntese antropológica de realidades ocultas e misteriosas, consegue expressar o inexpressável, a magia. O resultado da metamorfose de sua personalidade através dos matizes líricos de sua pintura.













































































segunda-feira, 27 de julho de 2020

SÉRIE SE DESENHOS II


                Esta serie de Desenhos foi feita a partir de contatos direto com o povo, nas feiras, nas praças, nas praias, nas ruas em geral. Muitas vezes ia ao teatro levando um bloco pequeno para desenhar as cenas da peça teatral, como também ia a uma academia de dança e pedia para desenhar as aulas. Comecei a desenhar muito nas ruas desde quando era ainda estudante de Belas Artes, me tornei viciado em desenhar nos lugares abertos, havia uma verdade nas expressões das pessoas no seu cotidiano, intensifiquei uma pratica que revolucionou a pintura que foi costume dos impressionistas na época deste movimento na frança. Não escolhia papeis especiais para este tipo de trabalho, poderia ser blocos pequenos, papeis com prancheta, cadernos, etc. Sempre aprendi a dividir o momento de academia e o momento de desenhar em qualquer lugar. São partes do meu trabalho que não posso deixar de enfatizar.

Postagem anterior: https://fernandolucio-artecontemporaneabrasil.blogspot.com/2020/07/serie-de-desenhos-i.html





































































































































































terça-feira, 21 de julho de 2020

EXPOSIÇÃO LUZES DE AQUARIUS


          Esta exposição como muitas outras possue uma essencia esotérica e simbólica, a maioria das imagens desta mostra estão representando sinais misticos que tentei defini-los como mensagens das iconografias de Aquarius. É uma obra fugurativa entrelaçada de luzes da natureza pernambucana e foi um tema escolhido ha varios anos que chegou ao momento de sua execução.

Ver outras postagens:    https://fernandolucio-artecontemporaneabrasil.blogspot.com/search?updated-max=2020-07-15T14:45:00-07:00&max-results=7



Uma apresentação da exposição pelo artista no video abaixo